Divulgação/site G20 Brasil
Publicado em 19/07/2024
Ao assumir a presidência do G20, o Brasil colocou o problema da desigualdade, em todas as suas dimensões, no centro da agenda do G20. Esse compromisso está resumido no lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável.
Para discutir uma das três prioridades do Brasil na presidência do G20, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) organizou, com apoio do Ministério das Relações Exteriores e participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, um debate sobre combate às desigualdades e à fome. O evento paralelo ocorre durante a reunião ministerial do Grupo de Desenvolvimento do G20, entre os dias 22 e 24 de julho no Rio de Janeiro. A ministra Simone Tebet participa, no dia 22, às 9h30, da abertura dos trabalhos do GT de Desenvolvimento, em painel que vai discutir Acesso à Água e Saneamento Básico. No dia 23, às 15 horas, ela falará na "Sessão de abertura: combate às desigualdades e erradicação da pobreza, fome e desnutrição." E na quarta-feira, 24, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será formalizada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Organizado pelo MPO, o painel “Combate às desigualdades e erradicação da pobreza, da fome e da desnutrição”, será na terça-feira, dia 23 de julho, no Galpão da Cidadania, no Rio de Janeiro. O evento é para os delegados do G-20 e convidados. A ministra Simone Tebet (MPO) e o ministro Wellington Dias (MDS) fazem a abertura do painel.
“Desigualdade na América Latina e no Caribe: níveis, dimensões e um caminho a seguir” é o tema da apresentação de Ana María Ibáñez, vice-presidente de Setores e Conhecimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Elisabetta Recine, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil (CONSEA) e Membro do Painel de Especialistas de Alto Nível em Segurança Alimentar e Nutricional (HLPE-FSN) do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS) apresentará o trabalho “Redução das desigualdades para a segurança alimentar e nutricional” .
A mediação será de Teresa Rossi, gerente executiva T20 do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e os debatedores são Nosipho Nausca-Jean Jezile, presidente do Comité de Segurança Alimentar Mundial e Embaixador da África do Sul junto das Agências das Nações Unidas em Roma, e Máximo Torero Cullen, economista-chefe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Natalia Winder-Rossi, diretora global de Política e Proteção Social do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Confira a matéria original AQUI.